13/06/12

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Desistir ou não desistir eis a questão

Isto está mau. É um facto que se aplica a quase tudo o que se queira. É a economia, são os clientes, as dívidas às finanças... ser um pequeno ou micro empresário em Portugal não é fácil. Todos os dias fecham as portas umas quantas empresas. Mas todos os dias são criadas novas, cheias de planos e de perspectivas.

Se tivesse tempo livre, fazia um estudo: quantas das empresas que estão a abrir hoje vão continuar no activo daqui a... um ano? Nem tanto, daqui a seis meses? Há um erro básico que muitos cometem, quando reunem as condições para abrir empresa e iniciar o seu negócio com que sempre sonharam: UMA MARCA NÃO SE CRIA AUTOMATICAMENTE.

Seja qual for o negócio, um cabeleireiro, loja de sapatos, gabinete de contabilidade, fábrica de tomate... sei lá... tudo o que possa ser alvo de negócio, precisa de criar a sua marca e dá-la a conhecer.

Tenho uma teoria: o que falha nestas empresas que hoje abrem e amanhã fecham, é o esquecimento em COMUNICAR. Ou comunicar mal, para as pessoas erradas.

Por isso, antes de desistir, experimente comunicar. E dar um prazo razoável para que essa comunicação funcione, se propague e chegue aos ouvidos dos seus potenciais clientes.

05/06/12

Deixe a preguiça de lado e comunique

Cheguei à conclusão que quem tem um pequeno negócio, atravessa fases de intensa inércia. É a fase em que parece que já se tentou tudo e que nada resultou. Então vale mais estar quieto, ficar à espera que os dias melhorem. Andam em piloto automático até que alguma situação mais grave os desperta. Só que depois, pode ser tarde demais.

Qualquer negócio precisa de ser comunicado. Seja o cabeleireiro de bairro (pelo menos no início, até ganhar clientes fiéis), o café da esquina, Loja online de T-shirts... sei lá. Tudo e todos sem comunicação não têm sucesso. E o que me espanta é que a primeira coisa que os pequenos empresários cortam é exatamente na comunicação. É preciso apertar o cinto? Reduza as comunicações, venda algum inventário... mas continue a comunicar com o seu mercado. Ou se está mesmo a sentir a crise, comunique para novos mercados.

Mas primeiro... ACORDE!!! Não será o Euro Milhões que vai salvar o seu negócio!