07/10/08

Impressões ou visualizações

É um dos conceitos básicos na Internet e em particular no Marketing Online e SEO.

Uma definição simplificada: impressões ou visualizações, tal como o nome indica, reflectem as vezes que um elemento ou página na Internet é visualizada ou despoletada pela navegação de um utilizador (pessoa que utiliza a internet).

Por exemplo, na publicidade online, é comum falar-se em 1.000 impressões de um anúncio (como um Banner, Mrec ou outro formato), ou seja, o custo de anunciar é igual a comprar a quantidade de vezes que um determinado anúncio será visto.

É claro que o anúncio não anda à solta pela internet, é posicionado dentro de um site ou página e as visualizações são despoletadas pela navegação nesse site.

Em SEO as impressões ou visualizações são especifícas a um site ou página (page views ou páginas vistas). São um indicador importante para verificar o interesse que um site desperta nos seus visitantes.

Se um determinado site tiver 1 milhão de visitas por mês e 2 milhões de visualizações, está a precisar de mudar os conteúdos porque uma média de 2 páginas vistas por visita indica uma grande falta de interesse por parte dos visitantes.

Sem comentários: