08/08/08

Pesquisa Natural vs Links Patrocinados


Estou a pensar em ir de férias para o Algarve. Vou ao Google (motor de pesquisa) e deparo-me com dois caminhos por onde seguir: Resultados da pesquisa natural (centro) e resultados dos anúncios de texto (lateral).

Enquanto utilizador, procuro o que tem mais relevância para a minha pesquisa “férias no Algarve”. Como a mensagem que encontro nos anúncios de texto é mais estruturada do que as referências na pesquisa natural, acabo por clicar num dos anúncios da esquerda. Acabei de custar o valor de 1 click a este anunciante (as minhas desculpas…).

Volto atrás e clico numa das referências na pesquisa natural… sem custo adicional para o dono deste website. Perceberam a diferença? É apenas o custo de um click…

Sem possibilidade de pagar para aparecer na primeira página, os sites que estão indexados na pesquisa natural, conquistam o espaço, por mérito próprio. A única forma de aparecer bem posicionado, logo nas primeiras 10 posições, é com a optimização do website, implementando um programa de SEO (Search Engine Optimization).

Sem comentários: