16/10/08

SEO: Algumas dicas úteis


- Se as keywords escolhidas para optimizar são raras e únicas, com pouca concorrência, o Page Rank não tem grande importância;

- Neste caso, menos incoming links (links exteriores), mais importantes são os factores “on-page”, que devem estar bem optimizados;

- Se as keywords escolhidas forem altamente disputadas e competitivas, então o Page Rank torna-se extremamente importante;


Meta description:

- Keywords na URL: importância da esquerda para a direita. Exemplo: google/analytics/estatisticas – a keyword mais importante para esta página é “google”. Se o objectivo é optimizar para a keyword “estatisticas”, então a ordem deve ser estatisticas/google/analytics.

- No nome do domínio, se tiver mais de uma palavra, é preferível separá-las por hífens. Ex: google-analytics.com, sendo que a 1ª palavra tem sempre mais peso.

- Meta title: 10 a 60 caracteres, utilizando logo no início as keywords.

- Meta description: Esta é a descrição que o Google vai usar para indexar o site no motor de pesquisa. Deve ter menos de 200 caracteres e com um teor apelativo, para atrair visitas ao site. Quando se consegue um equilíbrio entre o uso das keywords e um texto interessante, a description é responsável pelo aumento de visitantes através dos motores de pesquisa. Importante: o objectivo final da optimização são as pessoas e não o algorítmo do Google. A Internet é feita por pessoas, navegada por pessoas e estas são os potenciais clientes de qualquer site.

- Meta Keyword: depois do abuso que esta meta teve há alguns anos, o Google deixou de lhe dar muito peso. No entanto, há quem defenda que a Meta keyword usada em demasia pode prejudicar um site. Por isso, se decidirem usá-la, respeitem estas 3 regras: menos de 10 palavras, nunca repetir duas vezes a mesma palavra e as keywords devem aparecer no texto dessa página.

- Keyword density no conteúdo de texto de cada página: O ideal é que cada keyword tenha uma densidade de 5% a 20% do texto. Mais do que isso e corre-se o risco de a página ser classificada como spam e colocada na lista negra do Google.

Sem comentários: